quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson


Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Páginas: 223
Ano: 2012
Editora: Arqueiro.

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. 

   O livro tem um ritmo muito rápido, a leitura é simples mas ao mesmo tempo tocante. James Patterson, que é famoso por suas séries de suspense, mostrou em "O Diário de Suzana para Nicolas" que também sabe escrever sobre outros assuntos, a não ser assassinatos e etc. O autor estruturou o livro de uma forma bem legal, com narrativas rápidas e emocionantes.  
  Os personagens foram trabalhados de uma forma muito bacana. O livro tem um final chocante e muito triste, o que já é típico de um romance. Então prepare os lenços! 

“Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixa cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas família, saúde, amigos e integridade são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez.”

  O desfecho da história eu não curti muito, só que eu não posso falar o porque, senão esta resenha vai conter spoilers. 
  O livro é uma boa pedida para quem gosta de um romance light e muito curto, pois o livro tem um pouco mais de 200 páginas, o que pode ser finalizado em dois dias. "O Diário de Suzana para Nicolas" te faz refletir muito sobre a vida e sobre como equilibra-la. É isso pessoal, gostei bastante, só que o autor usou uma linguagem muito simples, sem muito detalhe, por isso minha a nota é...  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...