quarta-feira, 13 de março de 2013

O preço dos livros no Brasil



Você já parou para pensar que um dos fatores mais visíveis pelo o qual o brasileiro lê pouco é o preço dos livros? Mas tem um pequeno detalhe: há uma lei que garante que livro não paga impostos. Mas enfim, mesmo não pagando impostos, o preço é relativamente alto para a maioria da população, que hoje lê em média 4 livros por ano, incluindo, é claro, livros didáticos. Outro fator que faz o Brasil não ser um país que lê tanto assim é a nossa educação, que para não generalizar, é imprópria e inferior a de muitos países. Chega de rodeios, vamos de mais fatores que influenciam neste alto valor dos livro: 

A divisão dos lucros...
Muita gente se revolta com o fato do autor levar geralmente 10% do valor do livro. Pois é, 10%! Convenhamos, é um valor bem baixo, pelo fato de o autor ter o trabalho mais árduo em toda essa história: escrever o livro. Tá, mais e os outros 90%? Existe por aí muitas editoras “danadinhas”, que levam toda essa porcentagem, porém são poucas as editoras que fazem esta ação. Tirando esse tipo de editora, quem leva mais lucro é a livraria, que recebe cerca de 50% do valor do livro. Além disso, há o valor da distribuição, que leva 15%. E o restante dos lucros fica para a editora, cerca de 25% do valor final dos lucros. Esses valores podem variar de acordo com os direitos autorais de um autor, que na maioria das vezes começam em 8%.

Custos da produção...
Na hora de elaborar essa obra maravilhosa que todos nós gostamos, há muitos fatores também. Se o livro possuir mais páginas, por exemplo, o preço acaba aumentando. O tipo de papel, espaçamento, a criação dos capítulos, a orelha, tudo é levado em conta. 

O não pagamento dos impostos...
Livro não paga imposto. (Confira aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7212.htm) Existem os valores agregados, mas não há impostos diretos no produto.
Muitos recorrem ao correio, onde os custos de um envio de livro é bem mais acessível. Já com os queridinhos do momento, os E-books, é diferente, infelizmente pagam imposto. Como esse mercado de livro digital ainda é muito recente, há muito o que estipular-se, então pode surgir leis que acabem com esses impostos.

Pesquise bem onde comprar, e aproveite as promoções!
Promoções é o que mais existe em lojas virtuais, então aproveite elas! Há muitos sites que oferecem preços baixos constantemente, e mais: essas ofertas são infinitas, então comprar livro barato não é tão difícil assim.
Os preços especiais do Submarino e dos livros da Avon para muitos títulos são estipulados de acordo com as exigências das editoras. Geralmente, lançamentos não estão nesta categoria de “ofertas” e o material é de qualidade inferior. Mas esse inferior não é tão inferior assim, muitas vezes nem percebemos a diferença. Então não fique na dúvida se comprar pela internet (Mas cuidado com os preços e lojas) é melhor. Na verdade, é bem mais lucrativo esperar 7 dias úteis, pagar um pouco no frete e ter gastado R$ 15,00 do que pagar R$ 30,00, geralmente o valor do livro na livraria.  

Há o que fazer para diminuir esse preço cobrado nos livros?
Sim, ainda há esperança. Foi lançado no final de fevereiro uma campanha bem bacana na internet, onde visa abaixar esses preços. A iniciativa surgiu como uma espécie de abaixo-assinado e foi criada por Breno Lopes, que tem como argumento também  o valor abusivo dos livros. Porém, há um detalhe: essa campanha diz que há impostos em livros, mas segundo a lei, isso realmente não existe. Enfim, para você ajudar, basta clicar neste link: https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=7801 e preencher o formulário.

Bom pessoal, é isso, espero que tenham gostado! Ah, e ajudem nesta campanha! hein! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...