domingo, 7 de outubro de 2012

Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler


Título: Por isso a gente acabou
Autor: Daniel Handler – Ilustração: Maira Kalman
Páginas: 376
Ano: 2012

“Por isso a gente acabou” trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento.





(…) Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais. 
– Página 9.
   
   Min Green é uma garota apaixonada por filmes antigos e nada popular. Já Ed Slaterton é atleta, popular e o típico pegador da escola. Ou seja, este relacionamento não vai dar certo.
   Daniel Handler soube construir com muito personalidade “Por Isso a Gente Acabou”. O leitor fica viciado na história criada por Handler no decorrer da trama.
   Durante as primeiras páginas eu confesso que a leitura foi um pouco lenta, mas logo me acostumei com a narrativa do autor. Uma coisa que eu gostei bastante do livro foi que cada capítulo tem uma ilustração de um objeto que foi importante para o casal. E isso aproxima mais o leitor da história.

 “ ‘Me liga depois’, você disse, para eu poder te ligar depois, à noite, e é nessas noites que eu sinto a sua falta, Ed, mas falta, no telefone, seu lindo filho da puta.”
- Página 88.

   É um livro simples, divertido e direto. Não é uma leitura espetacular por conta da história, mas pela maneira como ela é contada. Recomendo para quem procura um livro descontraído para ler. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...