sábado, 20 de abril de 2013

Resenha: Finale, de Becca Fitzpatrick






Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

   E uma hora o fim chega. Após se apaixonar, descobrir quem assassinou seu pai e tornar-se a líder do exército neflim, chegou o momento de Nora decidir entre Patch e os de sua espécie...
   Sempre é assim né? Uma hora ou outra, uma escolha tem que ser feita. E essa grande escolha, foi, na verdade, algo confuso e decepcionante.
   Pra começar, senti uma certa dificuldade na narrativa de Becca Fitzpatrick logo no começo deste volume da série. A autora preocupou-se mais com uma descrição detalhada do que com uma narrativa mais carregada de emoção. Diferentemente dos outros volumes de “Hush, Hush”, em “Finale”, tudo acaba tornando-se um obstáculo para a Nora, o que enjoa muito rápido - apesar de possuir muito mistério e revelações a cada capítulo. 

"Estávamos às vésperas de um conflito perigoso e mortal. Eu não ia ficar suavizando as coisas, nem ignorar o que estava acontecendo. Estava pronta para lutar. Pela liberdade dos nefilins. E pela minha."
Página 147.

   Algo que me chamou muito a atenção em especial neste livro foi a evolução de Fitzpatrick na elaboração dos personagens, que apesar de possuir basicamente os mesmos (Nora, Patch, Vee, Scott e Marcie), em “Finale” dá para sentir realmente os sentimentos e dramas de cada personagem – algo que ficou um pouco distante nos outros livros de “Hush, Hush”.
   Porém, em um determinado momento, Nora começou a me estressar e até Patch me irritou um pouco. Marcie Miller continua a mesma insuportável de sempre, porém tem um destaque maior em “Finale”. Já Vee, para a minha infelicidade,  aparece bem pouco, mas continua sendo a mesma amiga de sempre, só que dessa vez ela possui uma novidade/segredo (que foi nada incerto). E por último e não menos importante, temos Scott, que infelizmente também não aparece muito.

"- Você veste essas roupas para impressionar - falei, em tom de aprovação.
- Não, Anjo. - Ele se inclinou e mordeu de leve a minha orelha. - Eu tiro a roupa para impressionar."
Página 301.

   “Finale” não possui um final épico, muito menos de tirar o fôlego, porém Fitzpatrick soube criar um bom desfecho para a série. “Hush, Hush” não tornou-se minha série favorita, mas foi uma boa leitura, leve e descontraída.
   E sim, eu indico a série. Mesmo agradando muito mais ao público feminino, “Hush, Hush” vai acabar “capturando” os homens com um pouco de facilidade. Sem dúvidas, uma boa leitura. Indico!  

LIVROS RESENHADOS DO MESMO ESCRITOR:
Sussurro (Hush, Hush #1)
Crescendo (Hush, Hush #2)
Silêncio (Hush, Hush #3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...