sábado, 22 de junho de 2013

Conhecendo o autor: John Verdon















   Nada melhor do que começar a coluna "conhecendo o autor", falando do meu escritor favorito do gênero thriller policial, não é mesmo? 
   Norte-americano, John Verdon trabalhou como publicitário por mais de quarenta anos. O escritor estreou na literatura em 2010, com o lançamento da obra "Think of Number", onde foi publicado no Brasil no ano seguinte, pela editora Arqueiro, sendo intitulado como "Eu sei o que você está pensando"
   Revelação, Verdon foi considerado pelo Library Journal um prato cheio para os fãs de suspense. Isso fez com que o seu primeiro livro ganhasse boas resenhas de jornais importantes, como o The New York Times, que classificou a narrativa do autor como "magistral" - o que não é nenhum exagero. 
   O sucesso fez com que o seu segundo livro, "Shut Your Eyes Tight", fosse lançado no Brasil e nos Estados Unidos juntamente, no ano de 2012. Logo após esse lançamento, o escritor deu continuidade a sua história, lançando "Let The Devil Sleep" (Sem nenhuma informação sobre o lançamento da versão brasileira), cujo o foco principal ainda continuou sendo os assassinatos brutais. Atualmente, seus livros foram traduzidos para mais de trinta países.
   Junto com a editora Arqueiro, o blog Cooltura conseguiu fazer umas perguntas para o autor. Confira abaixo alguns trechos:

Cooltural  Foram necessárias muitas pesquisas para a construção das histórias de David Gurney, já que você trabalhava com publicidade e o personagem é um detetive? Se sim, como elas foram feitas, no caso?
Eu visitei uma Academia de Polícia, um laboratório forense da polícia, e eu li alguns livros sobre investigação criminal. Um de meus filhos é um Sargento da polícia, e ele tirou muitas das minhas dúvidas.

Cooltural  Madeleine mostrou-se avessa ao envolvimento de Gurney com as investigações nos seus dois primeiros livros. Isso gerou um clima capaz de colocar à prova o casamento deles, já que Madeleine sente-se abandonada em algumas situações e até mesmo teme pela segurança deles. O que se pode esperar dos próximos casos de Gurney? Madeleine será menos exigente em relação a isso ou Gurney se limitará a alguns poucos casos para dar mais atenção à sua esposa?
O conflito sobre o trabalho de Gurney muda no terceiro livro, "Let the Devil Sleep" ["Deixe o Diabo Dormir", em tradução livre] – que começa com Gurney sofrendo pelos efeitos do que o aconteceu no final do segundo livro. Ele está para baixo e tornando-se cada vez mais deprimido – o que leva Madeleine a adotar a estranha postura de encorajá-lo (com sentimentos contraditórios) a se envolver com outro caso – já que a depressão dele a está assustando, e ela vê isso como a única forma de tirá-lo daquilo tudo.

Cooltural  Seu terceiro livro, "Let The Devil Sleep", ainda não foi publicado no Brasil, mas em seu site você diz que já está escrevendo um quarto livro para a série, certo? Você tem a intenção de escrever um número fechado de livros sobre esse detetive ou pretende continuá-la enquanto puder dar vida a Gurney?
Eu pretendo continuar com Gurney enquanto as questões da vida dele continuarem a me interessar. Estou terminando o quarto livro agora e fazendo anotações para um quinto.



Cooltural  Voltando ao seu terceiro romance, ainda inédito por aqui. Pode falar um pouco sobre ele para seus fãs brasileiros?
Uma jovem jornalista pede conselho a Gurney sobre um documentário que ela está preparando para a TV. O tema é sobre os efeitos que assassinatos em série de dez anos atrás tiveram nos membros das famílias das vítimas. O assassino, que se autoidentificou como “O Bom Pastor” em um manifesto de “cólera contra os ricos”, nunca foi capturado – mas as autoridades acreditavam que tinham um perfeito entendimento sobre o que se tratavam seus crimes. Como Gurney fica mais envolvido em ajudar a jovem jornalista, ele desenvolve sérias dúvidas sobre a versão oficial do caso e começa a investigar mais a fundo. Seus esforços atraem-lhe muitos inimigos – inclusive o próprio Bom Pastor – produzindo um confronto explosivo, e todo um novo entendimento do que se tratavam os assassinatos.

Cooltural  E o quarto livro, já tem título definido? O que pode ser revelado sobre ele?O atual título do quarto livro – ainda não finalizado – é "Peter Pan Must Die" [Peter Pan Tem Que Morrer, em tradução livre]. Ele envolve outro caso controverso em que o entendimento de todos sobre um assassinato de alto nível – um rico promotor imobiliário leva um tiro no funeral de sua própria mãe – muda completamente.

Cooltural  Ao ler seus dois primeiros livros, e pela sinopse de "Let the Devil Sleep", nota-se que você tem predileção por assassinatos em série. O que te atrai para este tipo de crime, que o leva a escrever sobre ele?
Assassinato em série, na minha opinião, é a forma mais pura de homicídio – matar por matar, matar por prazer e pelo poder, pela emoção de invocar a própria morte. Eu considero isso um fenômeno particularmente assustador – um exemplo da natureza humana em sua falta absoluta de piedade. Para mim, o mal pode ser definido como uma inteligência impulsionada pelo apetite desenfreado e nenhum senso de empatia. Tenho a sensação de que esse é o último inimigo que um herói gostaria de confrontar.

Cooltural  Sobre possíveis adaptações de seus livros para o cinema ou série de TV, você já recebeu alguma proposta a respeito disso? Quais atores você imagina interpretando o David Gurney e a Madaleine?
Algumas discussões já ocorrem há algum tempo em Hollywood, mas eu não tenho permissão para mencionar quaisquer nomes até nós avançarmos um pouco mais.

   Com um suspense no ar, é assim que terminamos a primeira matéria do quadro "Conhecendo o autor...". Eu adoraria uma série de tv baseada nos romances de Verdon, e você? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...