segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012



1° - Cotoco, de John Van de Ruit


"Cotoco" foi a melhor história que eu li este ano. O livro, que é em forma de diário, retrata a vida de John Milton (Cotoco) e seus oitos amigos loucos que tentam se adaptar em um internato, na África do Sul. 
O livro é muito engraçado, o autor soube com muita inteligência criar uma história intrigante e emocionante. Boas gargalhadas e lágrimas ao mesmo tempo surgem durante toda a leitura. E foram esses aspectos que tornaram o livro, o meu preferido. 

2°- A Última Música, de Nicholas Sparks


"A Última Música" mostra o amor de uma forma única, uma forma emocionante. Tão emocionante que teve momentos em que eu tive que parar a leitura para chorar. E acho que é isso que eu procuro em um livro, algo que me surpreenda e me faça sentir o poder das palavras, e Nicholas Sparks soube fazer isso com muita inteligência. 

3° - A Culpa é das Estrelas, de John Green


Obviamente "A Culpa é das Estrelas" não poderia ficar fora desta lista né! A história de Hazel e Augustus foi uma das mais lindas que li em 2012. O autor, John Green, até então desconhecido no Brasil, acabou tornando-se um dos queridinhos dos brasileiros. Eu adorei o livro, é realmente incrível! 

4° - Jogos Vorazes, de Suzanne Collins



Suzanne Collins tem uma narrativa muito original, algo único, que conseguiu me pegar logo nas primeiras páginas deste primeiro volume da trilogia "Jogos Vorazes".

Eu gostei muito da história, senti muita vontade de ler o segundo volume, mais até agora não tive a oportunidade de conferir-lo. O diferencial de "Jogos Vorazes" é com toda certeza é a narrativa, que é muito empolgante.

5° - O Doador, de Lois Lowry



Lois Lowry tem uma escrita muito diferencial, apesar de simples, muito complexa. "O Doador" é um livro distópico que pode atrair muitos leitores pela sua sinopse, assim como me atraiu. A historia criada por Lowry é única e emocionante. Acho que pela originalidade, o livro tornou-se um dos meus preferidos. 

6° - Pegasus e o Fogo do Olímpo, de Kate O'Hearn



Eu nunca li algo tão viciante quanto "Pegasus e o Fogo do Olímpo". Kate O'Hearn tem tudo para tornar-se a nova queridinha dos adolescentes. Sem dúvidas, esta série da autora norte-americana pode agradar a muitos, como agradou a mim. É algo único, uma forma de aprender mitologia grega diferenciada, que pode atrair muitos leitores de "Percy Jackson e Os Olimpianos", de Rick Riordan. 

7° - Identidade Roubada, de Chevy Stevens


"Identidade Roubada" foi o livro que mais de despertou ódio. Não que a história seja ruim, é que a autora, Chevy Stevens, conseguiu mexer comigo. Além de tirar o fôlego, o livro pode abalar com qualquer um facilmente. E é isso que eu gosto em um livro. Gosto de uma trama assim, que me deixe apaixonado. E "Identidade Roubada" é composto basicamente por isso. 

8° - O Melhor de Mim, de Nicholas Sparks


Eu sou suspeito quando o assunto é Nicholas Sparks, ainda mais quando é sobre "O Melhor de Mim". O livro, carregado de muito amor - como já é de esperar em livros do Sparks - foi uma das leituras mais simples que eu já pude conferir. A escrita é tocante. E foi isso que me chamou a atenção, fazendo assim o livro tornar-se o meu "queridinho".

9° - Belo Desastre, de Jamie McGuire


Jamie McGuire criou personagens tão reais, que eu me aproximei muito da obra. É um livro cativante e divertido, que sem dúvida alguma merece ser lido. 
“Belo Desastre” tem muita personalidade, e foi isso que me fez gostar tanto desta história, criada por McGuire.  

10° - Refúgio, de Harlan Coben


E é claro que o mestre do suspense tinha que comparecer aqui na lista dos melhores livros de 2012 né! 
"Refúgio" foi o melhor livro que li de Harlan Coben. O norte-americano soube como poucos autores, criar uma história gostosa de ler-se. Apesar de tratar de um drama forte, o livro foi feito diretamente para o público jovem. Coben soube muito bem lidar-se com esse tema, e foi por pura admiração, que este livro torna-se um dos meu preferidos também. 



1° - A Estranha vida de Timothy Green


Como descrever um filme preferido, sem começar a elogia-lo? Pois é, não tem como. Mas enfim, "A Estranha vida de Timothy Green" ganhou meu coração por três motivos: pela originalidade, história e pelo elenco. 
Nunca tinha visto algo tão original como "A Estranha vida de Timothy Green", é muito comovente, o elenco tem uma sincronia perfeita e uma história divertida.  

2° - As Vantagens de Ser Invisível


Ao longo da trama, você vai acompanhando os dramas sofridos por Charlie, Sam e Patrick. E isso, sem dúvida, é o que faz do filme, um dos mais admirados deste ano. 
"As Vantagens de Ser Invisível" tem uma história comovente, e divertida. O filme é uma demonstração linda da amizade e dos sentimentos. E tudo isso, foi feito de uma forma muita complexa, que me atraiu muito e fez deste filme, um dos meus preferidos de 2012. 

3° - Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2


Meu Deus! Eis aqui um dos filmes que me deixou mais extasiado. "Amanhecer - Parte 2" conseguiu me deixar preso desde os minutos iniciais do filme. Com certeza, "Amanhecer - Parte 2" torna-se o melhor filme de toda a saga. Entre risos e lágrimas, o filme teve uma ótima conclusão. Um final fiel e muito chocante, que não sai da sua mente tão cedo.

4° - O Espetacular Homem-Aranha


Um dos lançamentos mais esperados do ano, "O Espetacular Homem-Aranha" também não deixou a desejar. O que tornou este filme um sucesso de bilheteria foi a nova imagem que fizeram do homem-aranha. Apesar de ser praticamente a mesma coisa, o filme consegue prender mais o público do que os outros filmes do aranha. Entre cenas incríveis e chocantes, o filme tornou-se um dos meus preferidos. 

5° - Branca de Neve e o Caçador


“Branca de Neve e o Caçador” tem um roteiro muito bem construído, com cenas impactantes e de tirar o fôlego. E por incrível que pareça, Kristen Stewart conseguiu atuar como ninguém, e confesso que isso me deixou surpreso.
Fora isso, o que também mais me chamou a atenção no filme foi a mudança do conto, algo novo, mas não fugindo muito do clássico. Acho que essa foi a jogada mais inteligente e atraente em "Branca de Neve e o Caçador".

***

Enfim, espero que tenham gostado da retrospectiva e obrigado a todos que visitaram o blog durante esse ano. Sem vocês isso não existiria! Bom Natal, e um Ano Novo maravilhoso para todos! E que venha um 2013 recheado de resenhas!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...